Uniformes Belo Horizonte, Minas Gerais

Esta página disponibiliza informações sobre por que a roupa dos presidiários era listrada e uma lista de empresas e profissionais especializados no assunto na cidade de Belo Horizonte. Encontre abaixo empresas e profissionais da região de Belo Horizonte que oferecem diversos produtos e serviços relacionados e ainda esclareça suas dúvidas sobre por que este modelo de roupa foi escolhido.

Por que a roupa típica dos presidiários é listrada?

Fornecido por: 

Porque esse uniforme surgiu na mesma época em que foi criado o sistema penitenciário moderno, nos Estados Unidos, no final do século 18. Apesar de não ser obrigatório por lei, ele logo foi adotado como forma universal de identificação dos presos. Acreditava-se que, por ser uma  roupa  pouco comum, as listras atrapalhariam as fugas, tornando difícil para o prisioneiro se misturar com outras pessoas e deixando-o visível tanto em paisagens claras como escuras. Já o formato horizontal em pelo menos uma das peças foi escolhido para evitar que o presidiário se camuflasse entre as barras da  cadeia . Mas existe também um antecedente histórico para a escolha desse modelo de roupa . "As listras tradicionalmente eram usadas para identificar classes marginalizadas. Na Idade Média, elas eram uma espécie de símbolo das prostitutas.

Depois, foram usadas pelos marinheiros, que tinham fama de libertinos", afirma o estilista João Braga, professor de História da Indumentária do Serviço Nacional de Aprendizado Comercial (Senac), em São Paulo. No final do século 19, com os movimentos de humanização das prisões, o uniforme foi abandonado, mas a simbologia da  roupa  listrada ficou no imaginário popular. Nos últimos dez anos, porém, algumas prisões tiraram esse t...

Clique aqui para ler este artigo no Veste Moda